Sem mais demoras a continuação. Devido à troca já mencionada teve que ser feito novo routing dos microfones e trocar alguns deles também. Começámos por montar a Allen&Heath Zed428 que usamos ao vivo para usarmos 8 dos prés ligados em analógico à Digidesign 002 (core do estúdio e controller do Pro-Tools) e ligámos o pré Focusrite Octopre MkII Dynamic em ADAT também à Digi. Infelizmente, mais tarde nos primeiros temas percebemos que os prés da Allen&Heath para estúdio não funcionam muito bem, tudo o que passava pelos prés da mesa soava aborrecido, sem vida e com pouca clareza por isso desligamos essa e colocamos a Soundcraft FX16ii ligada em analógico e conseguimos obter um resultado muito melhor.
O processo de colocação de microfones foi bastante interessante pois usamos técnicas que ainda não tinha usado, porque consegui experimentar novos microfones com os quais ainda não tinha trabalho, um ou dois que nunca tinha ouvido falar e um microfone em especial que se revelou um grande surpresa.
Kick e Snare:
Para micar o kick usámos 3 microfones, um AKG D112, colocado no interior em cima de uma pequena manta; um AKG 430, apontado directamente para o buraco do kick; um AudioTechnica 2050 virado ao contrário perto do pedal junto à pele e micamos com um Shure Beta57A (que mais tarde trocamos por um AKG C451), importante referir que neste setup do artista a tarola está apenas junto ao kick para captar as vibrações e acrescentar o som da grelha ao tema, a tarola nunca é directamente tocada pelo músico.
AKG D112 no interior e AT2050 na pele |
AKG 430 na entrada do kick e Beta57A na grelha (não tenho fotos do C451) |
Para micar estes dois usamos um AKG 430 a apontar debaixo para cima para o Hi-Hat e um SM57 para a pandeireta, basicamente foi colocar ambos numa posição geral e depois procurar o sweet spot para as capturas.
AKG 430 em baixo e SM57 em cima |
Para captura deste setup usámos a técnica de captura stereo XY para capturar todo o speaker do Epiphone podendo ter assim mais naturalidade, mais "respiração" da coluna em si. Usámos dois microfones que eu não conhecia, dois Audix F15.
Vintage power |
A captura do fender foi a que mais me deixou perplexo, usámos dois condensadores de membrana larga, um AT2050 invertido na parte de cima e um AKG 414 na parte debaixo, depois durante o tracking quando tive hipótese de ver os micros em acção percebi o porque, o AT2050 vai buscar os agudos todos, mesmo todos e dá um som muito crisp à gravação e o AKG 414 vai buscar médios graves e graves muito definido e ainda captura um bottom end excelente.
AT2050 em cima e AKG 414 em baixo |
Visto termos uma sala de gravações que soa tão bem porque não capturar a sala em si para acrescentar
às gravações? Bem, foi isso que se fez por meio de 3 microfones. Aqui houve três surpresas para mim:
- Deparei-me com um setup já montado pelo Tiago de 3 mics que nunca tinha visto, 2 a capturar a imagem stereo da sala, um para a esquerda (a apontar para o HH+Epiphone) e um para a direita (a apontar para o fender) e no meio mesmo junto ao chão um StudioProjects B1 invertido a apontar para o setup de percussão, basicamente a apanhar graves com força;
- O som que estes 3 microfones capturam da sala é absurdamente bom, bem misturados este conjunto simples consegui fazer um álbum de elevada qualidade;
- Finalmente, a última surpresa, quando estava a apontar os microfones usados deparei-me com dois microfones familiares, os que estavam a capturar a sala em stereo, dois B1's da Behringer, não quis acreditar (eu próprio já testei esses microfones como overheads e não gostei deles) por isso fui falar com o Tiago, ele confirmou que eram dois Behringer's mas explicou que eram dois antigos ainda produzidos na Alemanha e não na China como os que estão agora à venda, mesmo assim torci o nariz. Rapidamente me calei quando os ouvi em acção, tiro as minhas acusações e digo, realmente são melhores do que estava à espera e estão a servir o seu propósito bem.
Aqui dá para ver o quão perto o StudioProjects está do chão |
A lista de vias final é esta:
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Mais tarde houve a substituição do Beta57A pelo AKG C451 |
Horns Up
Doug
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