Aviso já que este post é só texto e acho que vai ser longo.
Vamos começar pela tracklist que é o mais simples e o mais rápido:
- "Man with a broken heart" - Tocado com a Ibanez, em dois takes já tínhamos um bom para final e para avançar para a próxima;
- "Dancing the blues" - Tocado com a Ibanez e fizemos 4 takes o quarto ficou como final e guardamos o primeiro para aproveitar detalhes;
- "It's too late for the cure" - Tocado com a Ibanez até ao quinto take no total de 6, o sexto foi gravado com a Epiphone, os resultados finais não foram satisfatórios ficámos de voltar a gravar noutra sessão;
- "Cold Love" - Primeiro take gravado com a Epiphone que acabou por dar problemas (ver troubleshooting) e o segunto e terceiro foram gravados com a Ibanez, o segundo ficou como final mas foi nesta música que mudámos o Beta57A para o AKG C451;
- "Momma I didn't listen" - Tocado com a Ibanez, três takes e ficámos com o primeiro e segundo como finais;
- "Breaking the time" -Tocado com a Ibanez, 5 takes e só aproveitámos o último;
- "Deep in a whore house in Texas" - Tocado com a Ibanez, só gravamos dois takes desta música e nenhum ficou como final pois esta música não se sabe se vai ficar no álbum ou não.
E agora os problemas que tivemos e as soluções que procuramos:
- Ainda na primeira gravação conseguimos perceber que o Audio Technica 2050 que está no Kick estava com demasiado bleeding da reflexão dos dois amps de guitarra por isso agarrámos num pouco de espuma e colocamos no tripé a proteger do lado direito e usamos um pouco de cortina grossa presa no tripé do Hi-Hat e no Kick para proteger do lado esquerdo, houve também a preocupação de não atrapalhar a performance do músico, como é óbvio.
A foto é repetida mas é a que se percebe melhor |
- Na música "It's too late for the cure" quando o músico trocou de guitarra (como descrito acima) surgiu um problema no amp Fender, uma espécie de hissing estranho que não conseguíamos perceber o que era, começamos a tentar eliminar os problemas um de cada vez, testamos os pedais um a um, trocamos as alimentações, extensões e cabos e como tudo parecia bem chegámos à conclusão que poderia ser um problema de massa ou uma das válvulas (que não iria permitir continuar com as gravações) mas numa esperança de não se notar muito na gravação voltámos a usar a Ibanez e gravámos um take e como por milagre a meio do take o hissing desapareceu, as gravações continuaram sem voltar a acontecer.
- Na faixa "Cold Love" quando estávamos na régie a meio de um dos takes começámos a ouvir um som que era extremamente parecido com um martelo de Carnaval e ficámos um pouco desnorteados e por coincidência estávamos a usar a Epiphone novamente, depois de 5mn a tentar perceber o que poderia ser acábamos por descobrir que o som vinha do Fender e que eram os pickups da guitarra que estavam a captar o som do Kick, trocámos para a Ibanez e ficou óptimo.
De resto tudo correu pelo melhor e conseguimos takes bastante bons.
Horns Up
Doug
Sem comentários:
Enviar um comentário