Estúdio "Ensaio" (mics e prés bateria)

Boas,

     Desta vez pude seguir a montagem de toda a microfonia e todas as experiências realizadas para obter o melhor som possível, vamos começar com a bateria:

     Começamos por micar o kick com um Shure Beta 52 à entrada do buraco da pele, que após testes vimos que não conseguíamos captar o bottom end que desejávamos por isso colocámos além do Beta 52 um AKG D112 na parte de dentro mais ou menos ao centro do kick. Com este setup já conseguimos o bottom end que queríamos mas sentimos que o Beta 52 não estava a fazer grande coisa por isso trocámos por um Shure Beta 57A a apontar directamente para o pedal (ainda na entrada do buraco) e conseguimos ir buscar o click que desejávamos ter para a mistura.

Shure Beta 57A na entrada, o AKG não dá para ver porque as peles não permitiram uma foto
    
      A snare foi um desafio maior, quando o baterista acabou de montar o kit rapidamente nos apercebemos que existia um harmónico muito forte a sair da snare que tinha que ser eliminado, por sorte o professor de bateria do CJ estava a acabar as aulas dele e ajudou-nos a dar um fine tuning às peles e facilitou-nos o trabalho. Optámos por usar um Shure SM57 para começar mas o som no geral não nos agradou por isso mudámos para o AKG C451 onde conseguimos tirar um som muito bom mas faltava um pouco aquela brightness que todos nós gostamos de ouvir, que dá vida à snare e acabámos por mudar para um Shure Beta 57A (novamente) que acabou por ser a escolha final, tinha o som perfeito para este trabalho (e se levar com uma pancada existe mais probabilidade de resistir do que o AKG que é mic de condensador). Chegámos ainda a experimentar um AudioTechnica ATM 350 mas o resultado foi uma snare sem vida nenhuma por isso nem vale a pena referir.

Shure Beta 57A a apontar para o centro da snare
      Passamos aos toms, basicamente um no brainer usámos os AudioTechnica ATM 350 e tivemos de imediato uma fidelidade absoluta. Não foi preciso mais para nos convencer.

Tom1 com o AT ATM 350

Floor Tom com o AT ATM 350
O conjunto de peles todo micado
     O Hi-Hat também acabou por ser bastante simples, usámos o AKG C451 e estávamos bastante satisfeitos mas trocámos pelo AKG 430 porque precisámos do C451 para a snare (como referi acima) e como gostámos do som mesmo depois de retirar o C451 da snare ficámos com o 430 como escolha final.

AKG 430 a captar o Hi-Hat por cima juntamente com a pandeira
      Nos overheads não quisemos usar nenhum dos membranas largas porque queríamos reservá-los para os amps e para a sala por isso sobram os membrana pequena, visto só termos os AKG CK91 e os BeyerDynamic Opus 53 (que usamos ao vivo) decidimos-nos pelos AKG pois a qualidade é relativamente melhor e têm um som excelente e captam não só os pratos mas todo o kit (que é bom para reforço na mistura) com pouco ganho.

Os dois overheads a apontar para os bordos dos pratos
      E a foto da bateria pronta:

A foto ainda foi da experiência com o C451 na tarola
     Toda a bateria foi pré-amplificada pela Soundcraft.
     Acho que vou parar com este post por aqui para não ficar demasiado longo.

Horns Up

Doug

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