Estúdio "Ensaio" (tracklist e troubleshooting)

Boas,

      Começando pela tracklist:


  1. "Scarlette vs Elise" & "Séfora" - Neste caso em específico a banda pediu-nos para tocar no mesmo take duas músicas para que no fim da primeira eles pudessem criar um feedback com ambas as guitarras e que esse feedback se prolonga-se e se torna-se o início da segunda música. Gravámos 3 takes no total e ao terceiro a "Séfora" ficou do agrado da banda mas a "Scarllete vs Elise" não estava como queriam, após ouvir os takes novamente juntamente com a banda percebemos que poderíamos usar o 1º take da para a segunda parte da "Scarllete vs Elise" e o 2ª take da mesma música para a primeira parte pois a música tem uma pausa a meio com silêncio que permite colar as duas sem problemas de maior na mistura;
  2. "396" - Nesta música gravámos 5 takes seguidos, nenhum deles como final porque havia sempre pequenos erros por parte dos artistas, em especial o baterista que não estava a conseguir tocar tudo no ponto como queria por isso, visto já termos um bom take com todos os músicos, gravámos um sexto take só com o baterista a tocar com a monição do take bom nos phones;
  3. "Atirar Laços Ao Pulso" - 6 takes gravados, sempre devido a erros por parte dos artistas, ficou o 6ª como final tendo apenas a necessidade de regravar um feedback a meio da música usando o método de picar por cima (quick punch);
  4. "Rosinha" - 4 takes gravados até os artistas conseguirem acertar, ficou o último como final;
  5. "Cidade Nova" - 2 takes que ficaram com erros por parte da banda e um terceiro que ficou perfeito à excepção de uma pequena parte do baixo que a banda decidiu que ficaria melhor com a distorção do Bass Big Muff Pi por isso fizemos uma gravação por cima recorrendo novamente ao quick punch da parte pretendida, também com monição de phones.
      No caso das vozes foi mais rápido e simples, das músicas todas duas tinham letras completas, duas tinham berros/frases (não era propriamente uma letra que completava a música mas sim umas adições) e duas são só instrumentais.

  1. "Cidade Nova" - O primeiro take correu muito mal por causa dos níveis a mudar (ver troubleshooting) mas o segundo ficou bem;
  2. "Séfora" - A primeira música com uma letra do início ao fim, ficou bem à primeira;
  3. "396" - A segunda música com uma letra do início ao fim, ficou bem à primeira;
  4. Atirar Laços Ao Pulso" - Também como a primeira música mas o problema de níveis já estava resolvido por isso à primeira o take ficou bom.
      E agora os problemas que enfrentámos e como os resolvemos:

  • Mal iniciámos as gravações tivemos o nosso primeiro problema, os músicos todos estavam a ter dificuldade em ouvirem-se uns aos outros por isso refizemos todos os volumes dos amps de maneira a que toda a gente se ouvisse e refiz os ganhos para a gravação mas o baterista, devido às barreiras acústicas, não consegui ouvir bem por isso abrimos uma via de monição que ligámos ao amplificador de phones da Behringer para o baterista poder ter escuta do próprio kit e dos amps;
  • Um outro problema foi na gravação de vozes, visto haver duas músicas com berros e voz solo tivemos problemas com os ganhos como seria de esperar, tentámos dar a volta ao problema mudando rapidamente os ganhos quando entrassem os berros (na esperança de manter o flow dos músicos mas infelizmente não foi possível por isso gravámos primeiro os vocais solo com um setting de ganhos e depois gravámos os berros com outro setting de ganhos
     Um outro pormenor que não foi um problema mas no entanto acho que vale a pena referir (e aqui peço atenção que não estou a acusar a banda de nada nem estou a diminuir de forma algum o trabalho deles.) durante o processo de gravação muitas vezes a banda errava a música em si, claro que isto influencia a gravação e pode-se dever a várias razões, por exemplo a banda vir mal "ensaiada" para o estúdio (que não é difícil quando todos são estudantes/trabalhadores e não vivem na mesma cidade) ou mesmo nervosismo, saber que estão a gravar e que não devem falhar põe muita pressão sobre os artistas e a cada erro essa pressão aumenta e leva a outros erros, nestes casos o melhor a fazer é mesmo uma pausa ou então falarem com os artistas e tentar acalmá-los e deixá-los mais ambientados com o trabalho que estão a realizar.

      Com este post acaba esta parte do estágio, talvez crie uma parte para a mistura mas ainda não sei como vou realizar essa proeza no blog sem parecer muito seca. Aproveito para agradecer à banda a paciência com os técnicos (sim, porque não somos só nós que temos que aturar os músicos, eles também nos aturam a nós) e a camaradagem que se criou no estúdio, grande ambiente, grandes malhas e aconselho qualquer pessoa a dar uma vista de olhos (ouvidos!) ao EP dos Ensaio assim que ele sair, vale a pena.

      E obrigado pela garrafinha de vinho no final das gravações ahah (outras bandas tirem deles este exemplo maravilhoso!)

Horns Up

Doug

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