Boas,
Desta vez decidi mudar a construção dos
posts e juntar a bateria e o baixo num só e deixar as guitarras e voz para o seguinte.
Sem mais demoras vamos começar pela bateria.
Começando pelo kick baseamos-nos no que ouvimos durante a gravação das guias e deixámos o AKG D112 no interior e devido a um tamanho mais reduzido do kick comparando com os Ensaio colocámos o BeyerDynamic Opus 99 na entrada, o resultado foi excelente, na escuta tínhamos um kick definido e potente.
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AKG D112 centrado e a apontar directamente para o batente |
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BeyerDynamic Opus 99 também a apontar para o batente (Cortesia PLANT) |
Seguiu-se a snare, também com base na audição das faixas de guia deixámos ficar o Shure SM57 no topo a apontar ao centro da snare mas desta vez decidimos colocar um microfone na parte de baixo, escolhemos o AKG C451, a apontar para o centro da tarola num grau de 45º para evitar ao máximo o anulamento de fase, mesmo assim tivemos problemas por isso ficou em nota que na mistura teríamos que inverter a fase.
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Infelizmente a única foto que se vê o AKG C451 (Cortesia PLANT) |
Nos toms acabámos por brincar um bocado, sabíamos que tínhamos 2 AudioTech ATM 350 e que não iria dar para micar os 3 com o mesmo microfone por isso decidimos usar os ATM 350 à mesma (no high e midle tom) e usar o Shure Beta52 no floor tom, visto eles serem bastante secos o resultado foi bastante bom, no entanto foi pedido ao baterista para dar uma pequena afinação para melhorarmos o som no geral e o "combinamento" dos 3 toms juntos.
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Tom1 e Tom2 |
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Floor Tom |
Passamos agora aos metais, começando pelo Hi-Hat, visto o AKG C451 estar a ser usado na snare optámos pelo AKG 430 que também faz um excelente trabalho, colocação simples a apontar para o bordo do prato.
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Colocação por cima a 45º |
Visto não estarmos a fazer
live take tinhamos todos os microfones disponíveis para brincar, logo decidimos brincar e usámos para
overheads os AudioTech 2050 em cardióide.
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Bastante afastados um do outro por serem membrana larga |
Devido ao bom resultado dos microfones de sala (chão) na gravação dos Ensaio acabámos por fazer um "
copy/paste" da colocação mas desta vez só para o baterista, usámos os dois AKG 414 em cardióide virados para baixo à mesma medida da bateria e à mesma medida de um do outro apenas para dar um reforço de graves.
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Quando digo que foi à mesma medida digo que foi mesmo medido com fita |
As barreiras que colocámos em torno do baterista foram uma tentativa de evitar reflexões das paredes laterais e reforçar a pressão acústica para todos os microfones e evitar que os microfones apanhassem demasiada sala.
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Os painéis feitos à mão resultaram bastante bem |
A lista de vias final para a bateria ficou mais comprida que o habitual e foi bastante instrutivo trabalhar com a bateria a solo na gravação porque podemos esquecer as limitações impostas de espaço e microfonia.
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Peles na Soundcraft e metais no Focusrite |
Já o baixo foi muito mais simples no seu processo de colocação de microfones, a DI da BSS obrigatória para o nosso sinal directo, um Shure SM57 tal como nos Ensaio e visto termos um combo com um
speaker com um tamanho bastante grande decidimos experimentar o BeyerDynamic Opus 99 e ficou espectacular, conseguimos um som excelente e muito rico na gama de baixos e médios-baixos.
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Microfones a apontar às "bordas" do centro do speaker |
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Lista de vias |
Está a sessão rítmica finalizada, fica o resto para o próximo
post.
Horns Up
Doug
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