Estúdio "PLANT" (mics e prés sessão rítmica)

Boas,

     Desta vez decidi mudar a construção dos posts e juntar a bateria e o baixo num só e deixar as guitarras e voz para o seguinte.

     Sem mais demoras vamos começar pela bateria.

      Começando pelo kick baseamos-nos no que ouvimos durante a gravação das guias e deixámos o AKG D112 no interior e devido a um tamanho mais reduzido do kick comparando com os Ensaio colocámos o BeyerDynamic Opus 99 na entrada, o resultado foi excelente, na escuta tínhamos um kick definido e potente.

AKG D112 centrado e a apontar directamente para o batente

BeyerDynamic Opus 99 também a apontar para o batente (Cortesia PLANT)
     Seguiu-se a snare, também com base na audição das faixas de guia deixámos ficar o Shure SM57 no topo a apontar ao centro da snare mas desta vez decidimos colocar um microfone na parte de baixo, escolhemos o AKG C451, a apontar para o centro da tarola num grau de 45º para evitar ao máximo o anulamento de fase, mesmo assim tivemos problemas por isso ficou em nota que na mistura teríamos que inverter a fase.

Infelizmente a única foto que se vê o AKG C451 (Cortesia PLANT)
     Nos toms acabámos por brincar um bocado, sabíamos que tínhamos 2 AudioTech ATM 350 e que não iria dar para micar os 3 com o mesmo microfone por isso decidimos usar os ATM 350 à mesma (no high e midle tom) e usar o Shure Beta52 no floor tom, visto eles serem bastante secos o resultado foi bastante bom, no entanto foi pedido ao baterista para dar uma pequena afinação para melhorarmos o som no geral e o "combinamento" dos 3 toms juntos.

Tom1 e Tom2
Floor Tom
     Passamos agora aos metais, começando pelo Hi-Hat, visto o AKG C451 estar a ser usado na snare optámos pelo AKG 430 que também faz um excelente trabalho, colocação simples a apontar para o bordo do prato.

Colocação por cima a 45º
     Visto não estarmos a fazer live take tinhamos todos os microfones disponíveis para brincar, logo decidimos brincar e usámos para overheads os AudioTech 2050 em cardióide.

Bastante afastados um do outro por serem membrana larga
     Devido ao bom resultado dos microfones de sala (chão) na gravação dos Ensaio acabámos por fazer um "copy/paste" da colocação mas desta vez só para o baterista, usámos os dois AKG 414 em cardióide virados para baixo à mesma medida da bateria e à mesma medida de um do outro apenas para dar um reforço de graves.

Quando digo que foi à mesma medida digo que foi mesmo medido com fita
     As barreiras que colocámos em torno do baterista foram uma tentativa de evitar reflexões das paredes laterais e reforçar a pressão acústica para todos os microfones e evitar que os microfones apanhassem demasiada sala.

Os painéis feitos à mão resultaram bastante bem
      A lista de vias final para a bateria ficou mais comprida que o habitual e foi bastante instrutivo trabalhar com a bateria a solo na gravação porque podemos esquecer as limitações impostas de espaço e microfonia.

Peles na Soundcraft e metais no Focusrite
      Já o baixo foi muito mais simples no seu processo de colocação de microfones, a DI da BSS obrigatória para o nosso sinal directo, um Shure SM57 tal como nos Ensaio e visto termos um combo com um speaker com um tamanho bastante grande decidimos experimentar o BeyerDynamic Opus 99 e ficou espectacular, conseguimos um som excelente e muito rico na gama de baixos e médios-baixos.

Microfones a apontar às "bordas" do centro do speaker

Lista de vias
     Está a sessão rítmica finalizada, fica o resto para o próximo post.


Horns Up

Doug

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