No meu quarto dia de estágio deslocamos-nos à Escola Secundária Raul Proença para o concurso de bandas da escola a realizar no espaço comum da escola.
A sala é uma espécie de barracão, grande, alta e com um palco um pouco mais pequeno que o do centro. Falámos com os responsáveis e fomos informados que só poderíamos começar a montar tudo depois das 16:30 (eram pouco mais que 15h) o que nos cortou logo a hipótese de fazer o sound check, hipótese ainda mais reduzido quando fomos informados que seriam 7 bandas na totalidade. Começou então a espera.
Nota: Não existem fotos deste concerto porque também não tinha máquina fotográfica.
Por volta das 17h começámos a montar, o equipamento que tínhamos era todo alugado (infelizmente não tive tempo para apontar todo o equipamento que usamos por isso não posso relatar tudo com exactidão), tínhamos dois amplificadores, um crossover de duas vias, 2 subs Behringer, 4 topos Behringer , 2 topos Behringer para monição e uma mesa de 16 vias Behringer. Como precaução já havíamos trazido a rack de FOH (front of house) do centro e 3 microfones suplementares, dois BeyerDynamic Opus 53 para OH (overhead) e um Shure Beta 57A para podermos ter talkback para o palco.
Montámos o sistema de frente junto ao palco, improvisamos a régie com duas mesas e as bandas começaram a montar o backline. O sistema final ficou algo como isto:
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Linha castanha é a altura do palco aproximadamente |
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Lista de vias |
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Desenho de palco |
Realizamos um line check rápido e fizemos pausa para o jantar. Quando voltámos ainda não havia começado o concerto apareceram logo mais dois problemas, uma banda suplementar que não apareceu durante a tarde com uma guitarra semi-acústica, como já não tinhamos DI's tivemos que captar com o mesmo microfone como se fosse uma acústica normal e faltava um microfone para o júri, tivemos sorte de porem a mesa do júri mesmo em frente da régie então foi só usar o nosso microfone de talkback com um cabo XLR maior ao canal 15. Quando finalmente o concerto começou, continuámos apareceu um novo problema, o bónus da noite, os canais da mesa estavam a "colar", tanto como os canais individuais como os canais de master, ou seja, por vezes o som de um canal em específico ou de um dos masters mutava e ficávamos sem som em um dos canais ou então desaparecia o som do lado esquerdo/direito do PA, som esse que só voltava ao mexer freneticamente o fader em questão. Outro problema também corrente foi a inexperiência dos membros das bandas, problemas tais como esquecer-se de ligar o amplificador, ligar o pedal, ligar um cabo, tirar o mute da guitarra, esquecer-se do instrumento quando vem para o palco, entre outros, problemas esses que eles ficavam a olhar para mim à espera que eu resolve-se já com eles a actuar em palco. Alguns tal como o esquecer de ligar o cabo ao instrumento até a mim me deixaram perplexo porque nunca é algo que estamos à espera.
Por fim o concerto lá acabou e desmontámos tudo, o pesadelo tinha acabado por esse dia. Moral da história: se o material (e o artista em questão) é mau não há muito que se possa fazer, no entanto, é com isso que temos que trabalhar e tentar fazer o nosso melhor.
Sem dúvida uma experiência que prefiro que não se torne a repetir.
Horns Up
Doug
loled!!! life sux. YAR! xD
ResponderEliminarAo menos não se esqueceram das cordas das guit's.
ResponderEliminar@Fipu - Mas houve uma que se esqueceu da guitarra lol
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